A Florestas Brasileiras S.A. é uma empresa jovem, moderna e transparente. Nosso objetivo é explorar e desenvolver florestas de palmeiras, podendo estar ou não associadas (consorciamento) a outras culturas agrícolas e atividades florestais, aproveitando ecologicamente e com resultados financeiros a riqueza disponível de forma contínua e sustentável.
O mercado é tipicamente business to business, com alguns produtos como: óleos, comercializados com cotações internacionais diárias; carvão; biomassa e tortas (farelo) com preços com cotação em níveis nacional ou regional. O carvão elaborado a partir da biomassa obtida do fracionamento das matérias primas é produzido de acordo com processo não poluente que recupera e aproveita grande parte dos componentes voláteis.
A biomassa é uma fonte de energia renovável com múltiplas aplicações industriais e apresenta-se como alternativa viável em termos de volume e custo para distintos aplicações e tipos de empresa.
Os óleos são bastante utilizados pelas indústrias de produtos de cuidados pessoais e de limpeza, apresentando grande potencial para desenvolvimento de outras aplicações bastante nobres.
Desde sua fundação em 2008, a Empresa, dentro de seu âmbito de atuação, tem como prioridade o desenvolvimento focado na palmeira de babaçu.
O coco, fruto da palmeira de babaçu, é um produto florestal não madeira (portanto a sua utilização não destrói a floresta), que pode ser desdobrado em quatro componentes básicos comercializáveis que são: o óleo, a torta (farelo), a farinha amilácea (mesocarpo) e a biomassa (epicarpo e endocarpo).
A nossa logística de coleta contempla o uso de equipamentos modernos para aumento da produtividade, em sintonia fina com as comunidades que ao mesmo tempo se tornam chaves neste processo e que são beneficiadas pela redução significativa do trabalho braçal e ganhos importantes de renda.
Nosso empreendimento esta alicerçado em princípios e ações socialmente responsáveis, essenciais para o melhoramento da produtividade, pesquisa e desenvolvimento de produtos e mercados diferenciados, vitais para a sua sustentabilidade.
Assim, o trabalho junto às comunidades de provedores de coco de babaçu (quebradeiras, coletadores, produtores privados e outros fornecedores de babaçu) é de fundamental importância e tem caráter de integração e participação por meio da adequada remuneração pela produção e de apoio ao desenvolvimento dos seus recursos.
Atualmente nossa Empresa é fornecedora regular de óleo, farinha e biomassa para importantes clientes nacionais.